PROIBI PRÁTICA DESCRIMINATÓRIA NAS RELAÇÕES DE TRABALHO


 Dou Extra 01.11.2021. Portaria MTP n. 620/2021.


Art. 1º É proibida a adoção de qualquer prática discriminatória e limitativa para efeito de acesso à relação de trabalho, ou de sua manutenção, por motivo de sexo, origem, raça, cor, estado civil, situação familiar, deficiência, reabilitação profissional, idade, entre outros, ressalvadas, nesse caso, as hipóteses de proteção à criança e ao adolescente previstas no inciso XXXIII do art. 7º da Constituição Federal, nos termos da Lei nº 9029, de 13 de abril de 1995.


§ 1º Ao empregador é proibido, na contratação ou na manutenção do emprego do trabalhador, exigir quaisquer documentos discriminatórios ou obstativos para a contratação, especialmente comprovante de vacinação, certidão negativa de reclamatória trabalhista, teste, exame, perícia, laudo, atestado ou declaração relativos à esterilização ou a estado de gravidez.


§ 2º Considera-se prática discriminatória a obrigatoriedade de certificado de vacinação em processos seletivos de admissão de trabalhadores, assim como a demissão por justa causa de empregado em razão da não apresentação de certificado de vacinação.


http://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-mtp-n-620-de-1-de-novembro-de-2021-356175059

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FGTS DIGITAL

CANCELAMENTO DE CHAVE DO FGTS

𝔸𝕘𝕖𝕟𝕕𝕒 𝕕𝕖 𝕡𝕣𝕒𝕫𝕠𝕤 𝕖 𝕠𝕓𝕣𝕚𝕘𝕒𝕔̧𝕠̃𝕖𝕤 𝕕𝕠 𝕞𝕖̂𝕤 𝕕𝕖 𝕊𝔼𝕋𝔼𝕄𝔹ℝ𝕆/𝟚𝟘𝟚𝟜: